Número de pessoas recuperadas da doença já chega a 79,8%. Primeiros casos confirmados da Covid-19 foram registrados no dia 22 de abril.

No photo description available.

Oriximiná ultrapassa 2 mil casos confirmados da Covid-19; 31 mortes já foram registradas

Um dos municípios com mais casos da Covid-19 na região oeste do Pará, Oriximiná ultrapassou a marca de 2 mil casos confirmados da doença. O número de mortos chega a 31. A última atualização feita pela Secretaria Municipal de Saúde foi feita no domingo (5).

 

No total, o município tem 2.023 pessoas que testaram positivo, sendo 1.144 na sede e 879 no distrito de Porto Trombetas. De acordo com o governo municipal, 1.615 pacientes estão recuperados do coronavírus, sendo 842 na sede e 773 no distrito - o que representa 79,8%.

 

Devido a gravidade dos sintomas, 23 pacientes estão internados no Hospital Municipal de Oriximiná, Hospital de Porto Trombetas e em outras unidades hospitalares. 354 passam por monitoramento das equipes de saúde.

Como medida preventiva, as equipes de saúde também monitoram pessoas que apresentam sintomas gripais ou que tiveram contato com outras que testaram positivo, têm a suspeita da doença, ou que chegaram de outras localidades. No total, 1.706 se enquadram nesse monitoramento.

Primeiros casos e morte

A Covid-19 fez as primeiras vítimas no Distrito de Porto Trombetas ainda em abril. Os três primeiros casos, todos de uma mesma família, tiveram a confirmação divulgada no dia 22 daquele mês feito pela Mineração Rio do Norte (MRN).

As pessoas tinham passado por Manaus (AM), epicentro da pandemia no Norte do Brasil, e estavam em isolamento desde o retorno da viagem.

A primeira morte foi registrada no dia 15 de maio, com vítima uma mulher de 59 anos. Ela passou mal, foi levada ao Hospital Municipal onde foi submetida a teste rápido que foi positivo para a doença. A paciente que tinha comorbidades (outras doenças) ficou internada, mas não reagiu ao tratamento médico-hospitalar.

Fonte: G1 Santarém - Geovane Brito, G1 Santarém — Pará, 06/07/2020

Nota: O total de 2023 casos confirmados se refere a todo o município de Oriximiná, incluindo o distrito de Porto Trombetas onde são registrados 879 casos.