A Unidade Avançada José Veríssimo – UAJV, criada pela Resolução 24/72 do Conselho Universitário, está localizada no município de Oriximiná (PA) e vinculada à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal Fluminense (PROEX-UFF).
A UAJV tem como objetivo principal desenvolver atividades de extensão, ensino e pesquisa. Com isto, busca-se proporcionar ao estudante universitário oportunidade de treinamento profissional em área geoeconômica diversa do Estado do Rio de Janeiro.

Breve Histórico

No início dos anos setenta do século passado, o governo federal decidiu promover a ocupação eficaz da região amazônica, procurando fazer chegar àquelas populações as melhorias propiciadas pelos conhecimentos produzidos nas universidades públicas.

Em consequência, diversos Campi foram implantados em quase todos os estados da região - em alguns casos, mais de um Campus de cada universidade no mesmo estado - antes mesmo da criação do conceito de Amazônia Legal e como forma de incentivar o engajamento das universidades públicas do Sul e Sudeste.

Aos dirigentes destas Universidades, oferecia-se a realização de melhorias nas unidades e em órgãos localizados nas respectivas sedes, dando-se especial atenção para seus Hospitais Universitários, que passaram a receber verbas e insumos materiais em troca do envio, a cada mês, de equipes compostas por profissionais e alunos, para complementar o atendimento que havia naqueles municípios, todos considerados de segurança nacional.

Em geral, o período do trabalho de cada equipe era de 30 dias, ao término dos quais, chegava nova equipe nos mesmos moldes, dando assim continuidade ao trabalho da equipe anterior.

Essa continuidade constituía-se no grande diferencial entre o trabalho desenvolvido nas Unidades Avançadas das universidades e o trabalho desenvolvido pelo Projeto Rondon, que tinha caráter de sazonalidade, posto que este ocorria nos períodos de férias escolares regulares.

A UFF e Oriximiná

A UFF vem desenvolvendo suas atividades em vários municípios do Estado do Rio de Janeiro, a fim de atender à demanda da população do interior, e cumprindo a proposta da política pública de educação que estimula a interiorização, ampliando sua oferta de cursos, assim como outras atividades acadêmicas.

Além de suas instalações no Estado, mantém também instalações no Estado do Pará desde 1972 quando foi criado o Campus Avançado na Região Amazônica, a Unidade Avançada José Veríssimo – UAJV - em Óbidos, estendendo suas ações para os Municípios de Oriximiná, Juruti, Terra Santa e Faro.

Logo após a regulamentação da Unidade Avançada José Veríssimo, pelo Conselho Universitário desta Universidade, a UFF inicia seus trabalhos acadêmicos naquela região, enviando equipes de atuação.

Em 1973, o Campus é transferido para Oriximiná, também no Estado do Pará, onde se mantém até hoje desenvolvendo atividades extensionistas articuladas com o ensino e a pesquisa e estende, ocasionalmente, suas atividades aos municípios limítrofes de Oriximiná.

Neste mesmo ano, a UFF assumiu a responsabilidade técnica e administrativa do Hospital Maternidade São Domingos Sávio - HMSDS, pertencente à Associação de Proteção à Maternidade e à Infância de Oriximiná (APMIO).

Fonte: www.uff.br