A Associação Desportiva e Cultural de Oriximiná - ADESCO, fundada oficialmente em 27 de março de 1976 como Clube de Estudantes de Oriximiná, é uma entidade sem fins lucrativos que tem como objetivos servir de instrumento de aproximação entre oriximinaenses e amigos, em especial os residentes em Belém, proporcionando-lhes reuniões de caráter social, cultural e desportivo, e buscar, na medida do possível, constituir-se referencial para essa comunidade, prestando assistência aos mais carentes e necessitados.

A idéia de constituir um clube ou uma associação partiu de um grupo de estudantes oriximinaenses que já se reuniam nos finais de semana para jogar futebol no campo da empresa Tubonorte, de propriedade dos irmãos Teixeira (um deles, Leonel Teixeira, era casado com Salete Figueiredo, irmã de João Augusto Oliveira e Raimundo Figueiredo de Oliveira, e participou da construção da praça de Santo Antonio, Oriximiná, nos anos 60). Participavam desse grupo, João Raimundo Farias, José Edson Tavares, Marcelo Diniz, Leopoldo Farias, Marcos Teixeira Calderaro, Barnabé Figueiredo, Silvio Gato, Marcelo Diniz, José Luiz Almeida, Fernando Machado, Idval Alves, a maioria dos quais estão retratados na imagem do primeiro time de futebol da Adesco.

Primeiro time de futebol do CEO - Clube de Estudantes de Oriximiná
Em pé: João Guerreiro, Emanuel Gato, Leopoldo Farias, João Elysio, Zezinho Almeida, Fernando Machado, Marcelo Diniz, Zé Lourenço e Branco;
Agachados: Idval Alves, Manoel Ribeiro, Barnabé Figueiredo, João Raimundo, Edson Tavares, Henrique Teixeira, Silvio Gato, Marcos Calderaro e Osvaldo Guerreiro.

Leia Mais:  Primeiro time de futebol do CEO - Clube de Estudantes de Oriximiná

Leia Mais: Esclarecimentos adicionais

Leia Mais: Times da Adesco

Ao longo da existência do Clube de Estudantes de Oriximiná (CEO), atual Associação Desportiva e Cultural de Oriximiná (Adesco), muitos times de futebol foram formados, seja para a disputa dos campeonatos internos, seja para representar o clube em competições diversas. Para matar a saudade apresentamos a seguir imagens de alguns desses times, nas quais poderemos identificar ou não associados mais antigos.