Notícias

Fundação de Oriximiná

O FUNDADOR
Descendente da tribo indígena Uaboys, que habitava a região do Alto Rio Nhamundá, as proximidades da Serra da Lua, no Município de Faro, Jose Nicolino de Souza foi dado a adoção da família Queiroz de Souza, quando contava 10 anos de idade, tendo nascido em 10 de agosto de 1836.
Iniciou seus estudos no Colégio São Jose, na cidade de Óbidos, e sendo dotado de grande inteligência se mostrou interessado em seguir a carreira sacerdotal no que foi apoiado pelo Bispo Dom Antonio de Macedo Costa, que tomou a iniciativa de mandá-lo para a Franca, tendo feito seus estudos preparat6rios no Seminário de Serigueux, e depois no de Aire, onde concluiu o curso de Teologia.

 

Histórico de Oriximiná

Localizado no oeste do Pará, Oriximiná tem aproximadamente 59 mil habitantes e é o segundo maior município do Estado em extensão territorial (107.604,4 quilômetros quadrados). O desbravamento da cidade, banhada pelo rio Trombetas, ocorreu em 1877, pelo padre José Nicolino de Souza.

Em 9 de junho de 1894, no governo de Lauro Sodré, a região – antes chamada de Uruá-Tapera, foi elevada à categoria de vila, já com o nome de Oriximiná, e instalada como município, no dia 5 de dezembro do mesmo ano, tendo nomeado para prefeito, Pedro Carlos de Oliveira.

Com a Lei nº 729, de 3 de abril de 1900, no governo de Paes de Carvalho, por motivos políticos, Oriximiná foi extinto. Seu território deveria ser dividido entre os municípios de Faro e Óbidos, o que, na realidade não aconteceu, pelo fato de o município ficar anexado somente ao de Óbidos.

A anexação a Óbidos freou o desenvolvimento de Oriximiná. Em 24 de dezembro de 1934, com a Lei nº 1.442, o município reconquistou sua autonomia com um território menor do que aquele criado na época do governo Lauro Sodré.

A palavra Oriximiná é de origem indígena, de procedência tupi, que significa “o macho da abelha”, o zangão. No entanto, Frei Protásio Frinckel, conhecedor da região e de seus diversos núcleos de habitante siniciais, inclina-se pela derivação de Eruzu-M’Na. que significa “muitas praias”.

   Dados gerais do município

Ano de Instalação: 1934
Microrregião: Óbidos
Mesorregião: Baixo Amazonas
Altitude da sede: 46 m
Distância à capital: 818.4659 Km
Municípios limítrofes: Óbidos, Faro, Terra Santa e Juruti.
IDH: 0.717 (Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD - 2000)

Fotos: Prefeitura de Oriximiná. Texto com informações da Prefeitura de Oriximiná.

 
More Articles...
<< Início < Anterior 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 Próximo > Fim >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL