Notícias

Movimento em Defesa de Oriximiná – MDO: manifesto em defesa do povo oriximinaense.

A extração mineral surgiu em nosso município nos idos da década de 70, época em que vigorava no país a ditadura militar. Com isso, a população não foi chamada a opinar sobre a instalação do empreendimento de exploração de bauxita em nosso território. Ficamos durante décadas assistindo a inércia, a omissão e a negligência de nossos governantes, a nossa ausência de conscientização para reivindicar nossos direitos e a mineradora MRN a nos dever compensações financeira, social e ambiental.

 

 

O 24 de dezembro na história de Oriximiná

O dia 24 de dezembro de 1934 marcou a emancipação política e administrativa de Oriximiná após 34 anos de anexação ao município de Óbidos. A primeira rua de Oriximiná tem esse nome em homenagem à histórica data.


O desbravamento de Oriximiná ocorreu em 1877, pelo padre José Nicolino de Souza. Inicialmente fundado como povoado em 13 de junho de 1877 com o nome de Santo Antonio de Uruá-Tapera ou Mura-Tapera, em 11 de dezembro de 1886 foi elevado à categoria de freguesia (Lei n° 1.288), passando a se chamar Freguesia de Santo Antonio do Uruá-Tapera. Em nove de junho de 1894, pela da Lei n° 174, no governo Lauro Sodré, a freguesia foi transformada em Vila de Oriximiná.

vista area frontal web.jpg - 57.10 Kb

O Município de Oriximiná foi instalado no dia 5 de dezembro de 1894, tendo como  primeiro prefeito o Sr. Pedro Carlos de Oliveira. Quase seis anos depois da festejada instalação, quando parecia que o Município já havia consolidado a sua autonomia política, o Governador do Estado Paes de Carvalho, pela Lei n° 729, de três de Abril de 1900, decretou a extinção do município dividindo o território entre Faro e Óbidos, o que, na realidade não aconteceu, pelo fato de o município ficar anexado somente ao de Óbidos. A anexação a Óbidos freou o desenvolvimento de Oriximiná e apenas em 22 de marco de 1933, mais de trinta anos após a anexação a Óbidos, teve início o processo de reestruturação e emancipação do município com a criação da subprefeitura de Oriximiná, pelo então interventor do Pará, Major Joaquim de Magalhães Cardoso Barata. A subprefeitura foi oficialmente instalada em quatro de junho de 1933. A emancipação definitiva de Oriximiná ocorreu no dia de 24 de Dezembro de 1934, por meio do Decreto Lei n° 1.442. No dia 10 de Janeiro de 1935 foi instalado o Município de Oriximiná e empossado o seu primeiro prefeito, Helvécio Imbiriba Guerreiro.

Leia mais em João Walter Tavares. Inventário Cultural, Social, Político e Econômico de Oriximiná. Prefeitura Municipal de Oriximiná, 2006. http://www.espocabode.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=71&Itemid=61

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL